sexta-feira, 13 de abril de 2012

Acontece

Protex e outros sabonetes
não protegem contra bactérias
(senta que lá vem história)
Sabonetes bactericidas prometem acabar com as bactérias e germes presentes no corpo, mas, segundo teste da Proteste, nem todos eles cumprem a promessa. Protex (em barra e líquido) e Lifebuoy líquido não eliminaram nenhuma das quatro bactérias testadas, apesar de se autointitularem bactericidas. O Dove hidratante também não eliminou bactérias.
Foram analisados dez produtos bactericidas, sendo três líquidos e sete na versão em barra, entre eles dois sabonetes hidratantes – Dove e Granado Tradicional – eleitos o melhor do teste e a escolha certa pela Proteste no ano passado.
Os três produtos mais bem avaliados são em barra. E esses produtos devem ser usados com frequência apenas nas mãos.
Oito sabonetes eliminaram a bactéria Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes humanas. "A constatação mais surpreendente foi quanto ao Protex. O sabonete, líder nesse segmento, garante acabar com 99,9% das bactérias presentes na pele. Porém, não eliminou, nem sequer reduziu, qualquer micro-organismo usado no teste", diz a publicação do instituto de proteção ao consumidor.
Dos cinco sabonetes que anunciavam proteger a pele contra o S. aures, somente o Dettol em barra confirmou sua ação. Protex e Lifebuoy, nas versões sólidas, ainda garantem eliminar a S. marcescens, o que só o Lifebuoy conseguiu. Vale ressaltar que Granado Antisséptico, Ypê, Racco e Protex não indicam em seus rótulos para quais bactérias devem agir. No entanto, fora o Protex, esses produtos demonstraram ação bactericida.

Para fazer o teste de eficácia bactericida, utilizamos uma solução padrão, composta de sujeira "criada em laboratório" e quatro bactérias específicas. A solução foi colocada em diferentes placas e, em cada uma delas, foi aplicada uma quantidade de sabonete. Foram bem avaliados aqueles produtos que conseguiram eliminar, em um período de cinco minutos, a 20oC, a maior quantidade de bactérias.
Outro lado
A Colgate, companhia da linha Protex informa que ainda não tem um posicionamento sobre os resultados do teste da Proteste. A Unilever, detentora da marca Lifebuoy, esclarece que o produto fabricado pela empresa atende todas as normas vigentes no Brasil, tanto com relação aos processos de fabricação, quanto aos ingredientes presentes. "A empresa não recebeu da Pro Teste o laudo de análise do produto citado, portanto desconhece os critérios e metodologias utilizadas para se posicionar sobre tais resultados". Já sobre o Dove, a assessoria da marca afirma que o produto não divulga ter propriedades bactericidas.

E aí? Como você interpretaria o discurso ético das empresas e das agências de comunicação que atendem a essas empresas?

Descubra se você é um estrategista




Muita gente fala sobre estratégia.
Na escola, no barzinho, no futebol, nas rodas de samba, dentro do ônibus, no barbeiro. Enfim, todos mencionam a bendita palavra.
Mas será que sabemos realmente o que ela é e o que representa?
Confira:
Completo: http://www.youtube.com/watch?v=wnWgehGTb_g&feature=relmfu
Resumo: http://www.youtube.com/watch?v=wnWgehGTb_g&feature=relmfu


BRAZILIAN RETAIL WEEK
APRESENTA O RETAIL LAB


Lacta Centenária


Ao som do clássico “Don’t Stop me now”, do Queen, a Lacta celebra seus 100 anos com um manifesto a favor da alegria. Criado pela Ogilvy, com produção da Paranoid Brasil, o filme traz o conceito “Sinta-se Vivo”.

“A imagem de chocolate é sempre muito sedutora, mas decidimos fugir do óbvio e explorar mais o contexto em que a marca e os produtos Lacta estiveram inseridos nestes 100 anos, momentos alegres e especiais para os consumidores”, afirma Patrícia Borges, gerente de marketing de Lacta.

O plano de mídia para a campanha inclui a veiculação durante fevereiro e março na TV aberta, canais por assinatura e nos cinemas. A mesma trilha e a assinatura “Entregue-se” estarão em outros três filmes, entre eles o de Páscoa, que foi lançado recentemente. As comemorações do centenário da Lacta se estenderão por todo o ano de 2012, com campanhas de mídia, ações offline, lançamentos especiais e com a presença online da marca, que já soma mais de 500 mil fãs no Facebook. Para isso serão investidos 45% a mais em marketing este ano.


Confira algumas perspectivas
para acompanhar as
mudanças do consumidor
Com as turbulências na economia mundial e o aumento de renda e do poder de compra da população, o perfil do consumidor mudou. Mas será que as organizações estão acompanhando essas transformações? Para nos ajudar a entender um pouco melhor esse novo cenário, Henry Mason, chefe de pesquisa e análise da empresa de pesquisa Trendwatching, destaca algumas tendências do setor de consumo brasileiro.

As marcas devem se comportar de forma mais humanitária, mostrando inclusive suas falhas. Admitir um erro e tentar solucioná-lo pode ser mais eficaz que ignorá-lo. “Ainda não vemos empresas brasileiras fazendo isso, mas elas já estão dialogando mais com os consumidores”.
O consumidor está mais responsável e consciente. “Uma vez que a sustentabilidade se torna fonte de status, começamos a ver a mudança de comportamento em uma escala maior. Para muitos, a compra vem se tornando uma atitude verde” .
Embora a penetração da internet ainda não seja tão expressiva no Brasil, ela satisfaz as necessidades para controle de informações, principalmente pela questão do tempo. “É aqui onde os empresários brasileiros têm grandes oportunidades de olhar para mercados mais maduros, aprender, melhorar e aplicar modelos que já foram provados”.
O crescimento da economia brasileira acelera o processo para que o consumidor torne-se mais global. “As pessoas estão mais conectadas do que antes. Viajando mais ao exterior, os consumidores estão adquirindo uma perspectiva mais mundial e sendo mais exigente com as marcas”.

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